terça-feira, 28 de novembro de 2017

Cantora IZA relembra passado: 'Era a única negra da escola'


Fenômeno pop já foi alvo de apelidos maldosos, mas hoje comemora poder ser referência para crianças e adolescentes

                                 
cantora IZA, de 27 anos, chamou atenção do Rock in Rio ao se apresentar ao lado de CeeLo Green no palco Sunset, e, mais recentemente, ao lançar o single 'Pesadão' com participação de Marcelo Falcão. No entanto, ela relevou ao jornal Extra que nem sempre esteve tão à vontade com a própria aparência e sofreu com apelidos maldosos após começar a estudar em uma escola tradicional de Natal.

“Eu era a única negra da escola e só percebi como isso afetava outras pessoas com o tempo. No Rio, eu já havia sido a única da turma. Era a diferente”, conta ela. “O apelido que eu mais odiava era o de churrasquinho. Um dia perguntei à minha mãe por que as pessoas me olhavam no mercado. E ela dizia: ‘porque você é linda’”, relembra. “Essa bela autoestima foi primordial. Mas, claro, que tive minhas noias”.
Apesar de hoje onstentar longas tranças, ela conta que quis mudar o cabelo por conta do
peso do racismo, “Alisei aos 12 anos. Minha mãe se rendeu e deixou. Eu não me achava atraente com o cabelo natural. Só fui beijar na boca com 17 anos”, recorda.

Hoje, a cantora comemora a oportunidade de ser vista como exemplo para garotas que passam pela mesma situação. “Tenho a chance de ser referência para muitas meninas negras como eu, posso oferecer representatividade e dizer a elas que podem ser quem quiserem”, comemora ela, que acumula mais de 638 mil seguidores no Instagram e tem agenda de shows lotada até abril do ano que vem.
                       

O poder e o empoderamento de IZA


Num tempo em que mais precisamos de vozes negras, femininas e empoderadas, encontramos tudo isso em Iza, uma nova cantora brasileira que vem trazendo um som imponente para nossos ouvidos. Não havia momento melhor para que IZA chegasse. Além das cantoras internacionais como Beyoncé, Rihanna, SZA, no Brasil de Mahmundi, Elza Soares, Karol Conka, entre tantas outras, a jovem Iza aparece trazendo elementos da música negra focando em composições que retratam a realidade da mulher brasileira e a importância de um empoderamento constante a elas.
Carioca de 25 anos, a garota é uma das grandes apostas da gravadora Warner. Isabela Lima vem de uma família de músicos, insere no contexto da música desde pequena e adolescente passa a cantar em um coral de sua igreja. A artista alavanca na carreira profissional com covers de artistas como Prince, Rihanna, Major Lazer, Demi Lovato, entre outros. Porém, a mesma segue com sua carreira autoral, conforme podemos encontrar seus singles nos aplicativos de streaming e no Youtube, os quais são sucessos nas redes sociais: “Vim pra ficar”, “Esse brilho é meu”, “I put a spell on you” (uma grande música, destaco, com um solo de cordas maravilhoso) e “Pesadão”, uma das canções mais bem trabalhadas pela artista, com a participação especial do Falcão (O rappa). Suas músicas, repletas de uma influência da cultura negra, do soul, R&B, jazz, hip-hop, possui originalidade e uma marca de sua autoria.
Suas letras falam da mulher e seu espaço conquistado, do brilho que pertence a ela, do empoderamento feminino e da identidade negra. Também falam de superação frente aos obstáculos do cotidiano, destacando Pesadão (“Quando a maldade aqui passou/E a tristeza fez abrigo/ Luz lá do céu me visitou/ E fez morada em mim”). Outro ponto relevante é a presença forte da moda em seus clipes. Looks bem produzidos, trazem cores vivas e a presença da identidade da mulher negra na cantora e nas demais integrantes que aparecem em cena. Em “Esse brilho é meu” contamos com a presença da atriz Thais Araújo integrando um grupo de mulheres que não economizam nas danças e no cabelo que evidencia a liberdade negra.

Por fim, o Brasil tem uma nova marca na indústria da música pop e é na pessoa de Iza. As apostas para o seu trabalho são imensas, e as redes sociais são ferramentas relevantes para a sua divulgação. A cantora tem chamando uma grande atenção na indústria da música, convidada para abrir o show da banda Coldplay, no dia 07 de novembro, em São Paulo. E sabemos que este ainda é uma das conquistas de Isabela, pois, como ela mesma diz, esse brilho é dela e ela veio pra ficar.

Confira o clipe mais recente de IZA com Falcão.




Por: Weslley Maggot

Nenhum comentário:

Postar um comentário